As 5 invenções acidentais que mudaram o mundo!

Certamente nem todas mudaram o mundo mas todas elas trazem uma história deslumbrante sobre a sua invenção:

1 . O micro-ondas – Percy L.Spencer

Percy Spencer, um engenheiro no Raytheon, era conhecido como o génio em electrónica. Em 1945, Spencer estava a tralhar com um magnetron usado em radares quando sentiu uma estranha sensação nas suas pernas.  Spencer parou e descobriu que uma barra de chocolate tinha derretido. Depois de alguns testes Spencer descobriu que as micro-ondas emitidas pelo magneton seriam perfeitas para aquecer alimentos. O primeiro alimento a ser cozinhado deliberadamente com micro-ondas foram pipocas, e o segundo um ovo, que cozinhou de dentro para fora e explodiu devido à pressão.

2. Raios X – Wilhelm Conrad Röntgen

Bem, sim, os raios X são um fenómeno natural e não podem ser inventados mas sshhh! A sua descoberta é maravilhosa! Em 1895, o físico alemão Wilhelm Roentgen estava realizando uma experiência de rotina envolvendo raios catódicos, quando percebeu que um pedaço de papel fluorescente iluminou-se  do outro lado da sala. Uma tela espessa  foi colocada entre o emissor e o papel irradiado, provando que as partículas de luz passavam através de objectos sólidos. Espantado, Roentgen descobriu rapidamente que poderiam ser criadas imagens brilhantes com esse tipo de radiação. A primeira imagem de Raios X vem da mão da  sua mulher.

3. O velcro – George de Mestral

Um cão inventou o velcro.

Tudo bem, isso é algo de exagero, mas um cão tinha desempenhado um papel fundamental. O engenheiro suíço George de Mestral estava fora para uma viagem de caça com o seu cão, e notou a tendência irritante das  rebarbas ficarem presas aos calções e as meias. Mais tarde, olhando sob um microscópio, Mestral observou os minúsculos “ganchos” que as rebarbas usavam para ficarem presos aos tecidos e peles. Mestral experimentou durante anos com uma variedade de tecidos antes de chegar ao recém-inventado nylon, embora só utilizado duas décadas depois de a NASA ter utilizado e popularizado o velcro.

4. Super Cola – Harry Coover

O cianoacrilato, a estrutura química que perfaz a super cola, foi inventada em 1942 por Harry Coover quando este andava a fazer experiências para conseguir um plástico transparente a utilizar no fabrico em armas. Apesar de não ser bom para fabricar armas, Harry descobriu que o cianoacrilato era muito bom para colar materiais. Vendo possibilidades para um novo adesivo a sua equipa melhoraram a formula para conseguir o que seria a primeira super cola comercializada.

5. Sacarina (Açúcar) – Ira Remsen e Constantin Fahlberg

Em 1879,  Ira Remsen e Constantin Fahlberg, depois de trabalhar no laboratório da Universidade Johns Hopkins, fizeram uma pausa para almoçar. Fahlberg tinha se esquecido de lavar as mãos antes da refeição, que geralmente leva a uma rápida para a maioria dos químicos, sentiu um sabor doce e estranho durante a sua refeição. Adoçante artificial! A dupla publicou os seus resultados em conjunto, mas era apenas o nome Fahlberg que constou na patente (que foi incrivelmente lucrativa). Em breve, o açúcar podia ser encontrado em embalagens pequenas encima das mesas dos bares.

2 Comments

  1. joni08

    A do velcro n tinha conhecimento, mas tá fixe.

    Reply
  2. João

    Ainda quererem acabar com os acidentes.
    Esta presidência Looool

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>