[Crónica] O futebol e os ditos ‘sábios’ ou ‘não-ignorantes’

Tenho reparado que, ultimamente, muitos são aqueles que dizem que o futebol é um desporto para ”analfabetos” e ”ignorantes”, limitando-se a criticar aquele que é o desporto, ou melhor a arte-rainha, pois nenhuma outra move tanto dinheiro, pessoas – a sociedade. Após o último clássico, Benfica vs. Sporting, o meu espírito crítico relativamente a estes ditos sábios. Falaram-me de violência, rivalidades e crianças a fugirem, ao que eu lhes respondi: ”vocês não sentem o futebol, vocês não sentem a paixão que as pessoas têm pela arte – que afinal de contas, o futebol também assim se pode considerar. o futebol é para ser sentido: nas rivalidades, com a ‘clubite aguda’ dos adeptos, o …entusiasmo e o nervosismo antes dos jogos, as lágrimas dos adeptos, jogadores, treinadores. tudo isto faz parte de uma arte chamada futebol. podem não gostar e achar estranho, mas o futebol é de facto o desporto que chama mais pessoas e que ‘move mundos’ é o ”desporto-rei”, nenhuma outra arte teve tanta atenção por tantas pessoas como o futebol. infelizmente, ou felizmente depende da perspectiva, o futebol agora é visto pelas pessoas como um desporto banal, de analfabetos que só sabem gritar pelo seu clube, ao pé da televisão com uma mini na mão.
quando se diz que o clube ‘x’ é m*rda… isso é rivalidade, faz parte do futebol, faz parte da arte e dos seus seguidores e quem não percebe de futebol, nunca irá perceber esta rivalidade que dura há centenas de anos – por sua vez o futebol também é história. concluindo, só queria dizer isto porque fico sempre com um nó atravessado na garganta cada vez que vejo comentários sobre futebol com que não concordo e que não estão 100% fiáveis. digo-te uma coisa: já fui a centenas de jogos do sporting, jogos assim desde calibre (e piores) também. nunca aconteceu nada de mal, nunca ninguém matou ninguém, nunca ninguém andou a bater em crianças e mulheres, nem ninguém andou a bater a alguém sem ter feito algum mal.. o que acontece normalmente é violência entre adeptos das diferentes claques, mas se fores a um estádio, estás completamente seguro pois ninguém te fará mal, não penses que aquilo é tipo um cenário da segunda guerra mundial ou algo desse género. quanto a isso dos adeptos a baterem na polícia: já disse ali em cima que o futebol liga muito à história e acontecimentos do passado, servem muito para o futuro. vou-te mostrar um video para veres o que acontece, e depois diz-me o que achas, comparando com aquilo que eu disse agora na primeira linha;o video é este ” [pro-player width=’100%’ height=’350′ type=’video’]http://www.youtube.com/watch?v=2dZZ3LyM-Eo[/pro-player]

Aqui a rivalidade, torna-se união, paixão. É aqui que o futebol entra. É a arte no seu estado puro.

4 Comments

  1. João

    Alta show.
    Ali a gente toda a darem porrada uns aos outros. Lol
    Concordo o futebol é uma paixão e várias pessoas como não gostam de futebol dizem quer é uma merda.Eu adoro futebol e o meu glorioso BENFICA.

    Reply
  2. André

    Excelente Tópico !

    Reply
  3. Nuno

    so em relação ao video, apoio os adeptos, embora exagerado, mas foi bem feito!
    os seguranças estavam a agredir o outro maluco também para que? duvido que um adepto demasiado entusiasmado lhes pusesse a integridade física em risco!

    Reply
  4. Roberto

    Se te falam em violência e respondes que não sentem o futebol acho que estás errado.
    Acho que a propaganda que fizeste, implicitamente, à violência é perigosa, e para quem sente realmente o futebol ela não faz parte daquilo a que chamas, e bem, arte.

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>