Escolher a primeira máquina fotográfica – Compacta ou Reflex?

Todos nós algum dia procuramos explorar um pouco o mundo da fotografia, seja com os amigos ou para registar aquele lindo fim de tarde na praia. Quando chega a altura de comprar a primeira máquina surgem as dúvidas sobre qual a ideal.

Existem cada vez mais máquinas disponíveis no mercado, com diferentes tamanhos, cores, caras e baratas, mas o que será que tu precisas?

Máquinas Compactas – Barata, prática, fácil de transportar e registar momentos?

As máquinas compactas existem em grande número no mercado e normalmente apresentam uma lente zoom com auto-foco. Têm como grande vantagem o seu preço e a sua fácil utilização.

Estas máquinas são perfeitas para usares todos os dias contigo, para registares momentos com os teus amigos, família pois pesam pouco, normalmente têm um tamanho reduzido, e já apresentam enorme qualidade de imagem.

Apresentam também algumas desvantagens, destacando-se o limite de exploração criativa que te impõe a máquina, e o famoso erro de paralaxe.O erro de paralaxe é quando o ponto de vista do visor da máquina não é igual ao da objectiva, ou seja, quando olhas para o visor, a fotografia vai enquadrar de uma forma diferente do resultado final.

Resumindo: A  fotografia com máquinas compactas é ideal para utilizadores de ocasião, ou de dia a dia, que não querem gastar muito dinheiro nem ser profissionais e que querem apenas registar pequenos momentos.


Máquinas Reflex (SLR) – Maior investimento, mais pesada, profissional e criativa?

Se já és entusiasta de fotografia, procuras algo mais profissional, queres explorar a tua criatividade fotográfica e queres investir um pouco, então esta é a opção certa para ti.

Têm grandes vantagens… são mais sensíveis à luz, as fotografias têm uma resolução e qualidade muito maiores, são mais nítidas e com bastantes detalhes, podes obter maior zoom (depende da objectiva em utilização).

Os seus preços normalmente são a partir dos 450 euros, e deves procurar bem em várias lojas, pois 30 euros a menos no mesmo modelo mas numa loja diferente já te pode dar jeito para comprares uma mochila para a transportar.  Normalmente as reflex mais básicas são vendidas em Kit, e os preço dos Kits ficam normalmente entre os 650 e os 1000 euros.

É possível encontrar boas máquinas a 400 euros, mas ao comprares uma máquina reflex deves ter sempre em consideração para que será utilizada, para comprares as objectivas ideais.

É aconselhável antes de comprares, deslocares-te a uma loja para “sentir” a câmara nas tuas mãos e verificares se é mesmo do teu agrado.

As objectivas mais comuns:

Objectiva normal –  Objectiva de 50mm, muito utilizada pelos fotógrafos amadores ou mesmo profissionais. Podem ser utilizadas em vários tipos de fotografia.

Objectiva zoom – Normalmente são as disponíveis nos Kits. Funcionam como lente normal, grande angular ou teleobjectiva. São vantajosas por desempenharem normalmente as três funções atrás mencionadas.

Objectiva grande angular – São objectivas capazes de abordar uma área de visão bem maior que as normais (50mm). São perfeitas para fotografar paisagens, retratos, ou recintos pequenos, proporcionando grande profundidade de campo. É possível encontrar objectivas com 14mm.

Teleobjectiva – Servem para fotografias a grandes distâncias. Muito utilizadas para fotografia de desporto e de animais na natureza. Estas objectivas com boa qualidade costumam custar mais de 1000 euros, e é possível encontrar objectivas até mesmo de 600mm.

Existem também objectivas de Macro utilizadas para aproximação de pequenes detalhes tais como objectos minúsculos, plantas e animais (insectos, etc.), e outros tipos de objectivas para várias situações.

Para além da máquina e objectivas existem muitos outros acessórios como tripé, filtros, flash, que podem te dar muito jeito e fazer a diferença entre uma boa foto ou uma foto perfeita.

As marcas mais recomendadas e de melhor desempenho são a Nikon e Canon. Equivalentes em qualidade, mas apresentam diferenças entre os vários modelos de cada marca.

Seja qual for a vossa opção, compacta ou reflex, leiam sempre o manual de instruções e explorem as funcionalidades da vossa máquina. Para além disso, nunca se esqueçam que não é a câmara que faz o fotógrafo. Só se pode obter uma boa foto se quem está por trás da máquina compreender a altura e a composição certa.

6 Comments

  1. Andrei Talpa

    Excelente artigo! Parabéns e bem-vindo!

    Reply
    1. Ricardotxr

      Muito obrigado ;)

      Reply
  2. Pedro Oliveira

    Excelente artigo, permites me uma correção? :)

    Quando falas nas lentes de 50mm estás a falar das Prime correcto? No sentido e teres uma objectiva de Zoom Fixo, e com um f/ correcto? Faltaram-te aí as macro!

    De resto detalhado o suficiente e impéc. mesmo.

    Reply
  3. ricardotxr

    Boa noite.
    Uma boa observação Pedro, queria-me referir a menos de 50mm… Para serem objectivas de grande angular têm de cumprir esse requisito, e podem ser fixas ou não.
    Não referi macros, assim como objectivas especiais como fisheye e etc… mas será para uma próxima vez ;)

    Reply
  4. inês silva

    Bem, então e no meu caso, que gostaria de comprar uma máquina acessivél e que desse para começar a aventurar no mundo da fotografia, pois eu sempre gostei de fotografia, mas nunca explorei esse mesmo gosto, limitei-me a ter sempre comigo a máquina digital convencional, mas ultimamente tenho tido vontade de fazer das fotos boas, em belissimas, daquela visão, a visão, mas não percebo nada técnicamente de como funcionam nem do que devo comprar e pensei sinceramente que fossem mais acessivéis, por isso e só mesmo por curiosidade, se eu estivesse interessada em adquirir uma máquina dessas, mais básica claro, qual me indicarias?Aconselhas as em 2ªmão?
    Obrigado

    Reply
  5. Marta Azevedo

    Bom dia,
    Talvez me possam ajudar!
    Tinha uma maquina compacta da Canon, Ilux 70, já antiga mas estragou-se!
    Queria comprar uma maquina digital compacta, com qualidade, mas a oferta é tanta quwe não sei o que escolher!
    Alguma sugestão??

    Obrigado,
    Marta

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>