Góticos

Hoje apetece-me ser diferente e falar um pouco sobre góticos.

Os senhores da escuridão?!

Não..

Ser gótico é um estilo de vida, não é uma pancada que nasce do nada. O estilo gótico nasce na cena pós punk dos anos 80 com bandas do género The Cure, Joy Division, The Sisters of Mercy, Bauhaus.

O termo gótico define um estilo arquitetônico medieval de igrejas dos séculos 12 a 15 na Europa. Durante a Idade Média, a invasão de povos bárbaros influenciou a arte européia com imagens de monstros como as gárgulas e os vampiros, por exemplo. Daí os góticos tiraram o gosto pelo sinistro e uniram ao ideal romântico de viver a vida – o sofrimento por amor, o interesse pelo além etc.

Quando vires um gótico não olhes para ele como um ser anormal, mas sim como para uma pessoa que seguio uma cultura diferente da tua. O MESMO NÃO DEVES APLICAR AOS EMOS, que são uma mistura de gente anormal com punks.

7 Comments

  1. lilith

    esta fixe o que “disseram” talvez gente ignorante que pensa que nos, goticos, somos seres anormais que so pensamos em sangue…e morder pessoas…e que comemos galinhas mortas,,,ate porque essas pessoas nao o fazem…comem.nas vivas…
    enfim EMOS sim sao anormail. ninguem no seu prefeito juizo faz figuras tristes como alguns deles fazem…entre outras coisas q prutante…nem vale a pena comentar.

    Reply
    1. Jóni Oliveira

      Ainda bem que concordas com o que eu disse.
      EMOS nem vê-los ;-)

      Reply
    2. Sven

      (Y)

      Reply
  2. Pedro Oliveira

    Ui ui ui Rapaz foste buscar esse quote há Wikipédia? JOY DIVISION Gótico? THE CURE Gótico??

    Tem lá calma! The Cure foi o próprio vocalista afirmar que a banda não fazia parte da cena gótica dos anos 80! Se fizesse parte uma onda seria da onda post-punk tal como Joy Division! Gótico não usa synths ao estilo de Joy Division ou The Cure, se reparares tanto JD como TC usam batidas praticamente militares, muito estranhas mesmo e muito lixadas de interpretar (daí New Order ressacar um bocado…)

    The Cure e Joy Division fazem parte da ressaca do punk dos meados da década de 70s, que tem uma influência muito urbana! Não medieval!

    E atenção às comparações! Emo não tem nada haver com punk! O Punk antes de ser música era um estilo de vida (ideologia política não conta visto as vertentes que existem dentro do Punk: Anarco, Extrema Direita ou Esquerda). O Punk já ressaca desde os anos 70, acabou com Sex Pistols, The Exploited, Dead Kennedys, por aí a fora e algumas dessas bandas já morreram nos anos 80. A partir daí gramaste com o comercialismo de bandas tipo OffSpring, Good Charllote, Sum41 etc que passaram a tocar punk-rock, não punk.

    Emos, como tudo é uma moda, não sou adepto, não tenho grande respeito pelos aderentes, visto que a maior parte é pelo stock visual do que por outra coisa… E para ser miserável, e com auto-pena não é preciso andar-se aí a pintar-se! Antes se metessem na droga!

    Reply
  3. "Antonio Manuel"

    voces nao tem e vida propria . a serio . eu ja foi gotico por opçao e alguma influencia do meu tio … ele ouvia cenas tipo evanescence him marilyn manson essas coisas. eu comecei a curtir e pus nessa onda … os meus pais nao gostavam muito pq vestia.me de uma maneira esqesita e era dificil de encontrar roupa. e foi um dos muitos motivos q me levaram a optar pelo emo, pois a minha mae disse pra começar a comprar roupa no pull e assim, q saia mais barato, e ate pensei pq nao … e pronto comecei a ouvir sum 41 fat boy slim esse tipo de cenas … agora tou na faculdade os tempos sao diferents as roupas e moda mudaram agora sou hipster … calças justas tee’s em v e gorro e tunel e alguns piercings e ando a poupar dinheiro (visto q e facil pq hipster q e hipster e magro, sendo assim nao como e poupo dinheiro) pra fazer uma tatuagem, comecei a ouvir death e trash, mas sobretudo hardcore … ainda tive uma fase pelo electro o q nao difere muito do hipster a nao ser a roupa colorida e a droga, mas se gastar dinheiro na droga nao possa fazer a tatuagem q tanto qero :\ nao sei ainda tenho q pensar bem e ver qual dos dois estilos me da mais estatuto social …

    o drum’n’bass e dubstep voltaram e muitos amigos meus andam a virar pra esses lados, mas nao e muito a minha cena … embora tambem passe um pouco pelos hipsters e electro … so q tenho q fazer rastas atras e cortar o cabelo de lado, e o meu pai nao vai muito a bola com isso, q ainda pensa q ando a dar em “hippie” ou rasta e o meu pai sempre detestou bob marley :\ … mas se opta.se por isso podia ser sempre virar pro psy, so q e malta muito da pesada, e sao esqesitos quando tomam aquelas drogas todas ….

    Opah nao sei ja tive muitas dpressoes a pensar no estilo q possa adoptar, a nivel social e muito complexo :\ … mas sei de uma coisa … deixem.me em paz pq eu sou fixe pq tenho “classe” social e vosses nao, sou rotulado .|.

    Reply
  4. Dark.Gabriel

    Emos SAo pessoas normais como goticos panks so tem uma maneira diferente de pensar + oq + acaba com iso e a descreminasao ii o rasismo pessoas naum entendem sertas pessoas :´(

    Reply
  5. JOAOPEDROAK

    Achei serio demias esse artigo,tinha que ter aquela sacanegem com os emos,se não ia estranhar demais.

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>