Incêndios?! Quem serão os culpados?

Achei esta opinião no blog de Luís Casanova, agradou me bastante e mandei o bitaite de meter isto por aqui. Ao que ele não se revelou contra.

A minha verdadeira ideia dos fogos?

Reparem que muitas das pessoas culpam os Bombeiros, ou porque o fogo se alastrou, ou porque chegou a destruir a casa de fulano X ou Y, etc… como já indiquei em cima a ideia, mas se formos a ver da forma que essas mesmas pessoas que se queixam por falta de ajudas nestes casos poderiam estar a tentar atirar as culpas para alguém, só por desvio de atenção, ou seja… Uma mata por norma é GRANDE, ao ser GRANDE dá MUITO trabalho a manter a mesma limpa e em condições, a manutenção da mesma faz com que se gaste balúrdios em materiais, empregados, etc…

Vejamos esta publicação do Sapo.pt

E, a falta de limpeza da florestas é o combustível que alimenta e potencia estes incêndios; que fazer então, sabendo que o preço de limpeza da floresta é incomportável para as parcas bolsas dos proprietários florestais?

O fogo posto pode ser uma via fácil para limpar as matas e para que o centro das atenções se foque em outras pessoas…Nos bombeiros por falta de rapidez a responder.

mudando um bocado a maneira de pensar, para conseguir vender um certo terreno a um certo preço, o mesmo teria de estar em condições para a entrega ao comprador, imaginando que temos uma mata suja, ninguém a irá comprar por X valor devido ao investimento que o mesmo terá que fazer em casos futuros, mas se a mesma for incendiada, a limpeza da mata (que já não existe) é só terreno, será muito mais fácil e assim mesmo o próprio já está planificado de forma ideal para alguém o comprar por um preço mais rechonchudo, pois as cinzas, estrume, etc. fazem bem as terras para cultivo, entre outros projectos.

Será o fogo posto feito pelos próprios proprietários e desviam a atenção e a culpa pela demora dos Bombeiros a responder no caso de ajuda?

2 Comments

  1. x1co

    Não creio que seja bem por aí, mas também devem haver muitos casos desses.
    Eu acho que o que leva á muito dos fogos postos é o preço da madeira.. A madeira queimada é muito mais barata se estiver queimada, e há sempre interessados nisso.
    Outros é por pura maldade.. Também acredito que haja muitos por falta de atenção, descuido, etc.

    Limpar matas era uma das soluções.. Porque não colocar presos a limpar matas? Porque não em vez de andarmos a comprar submarinos, porque não comprar aviões de combate a incêndios, já que todos anos andamos á rasca, e temos de pedir ajuda aos outros países da Europa

    Reply
  2. angelo carvalho

    NOS ÚLTIMOS 10 ANOS FORAM APANHADOS EM FLAGRANTE ALGUMAS CENTENAS DE INCENDIÁRIOS, CLASSIFICADOS COMO….PIRO
    MANÍACOS. JULGADOS E PRESOS, PASSARÃO ALGUM TEMPO NA CADEIA MAS QUANDO´CUMPRIDA A PENA VOLTAM PARA SUAS CASAS… PRONTOS A REAGIREM DOENTIAMENTE LOGO QUE AS LABAREDAS OS VOLTEM A “PROVOCAR”. A LISTAGEM PODERÁ ULTRAPASSAR O MILHAR, QUE DEVERIAM NA ALTURA DOS FOGOS SER OBRIGADOS A ANDAR DE PULSEIRA ELECTRÓNICA…E NÃO ANDAM!!!ASSIM, A QUEM ATRIBUIR CULPAS???

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>