Segurança na Net

Para navegar na Internet não basta ter uma embarcação (leia-se computador :D) capaz de o levar, sem demoras, aos vários cantos do Mundo. Deve munir-se das armas certas para combater os piratas informáticos e software malicioso que encontrar pelo caminho.

Ao entrar no ciberespaço ou consultar o correio electrónico, está sujeito a inúmeros vírus, tentativas de invasão de privacidade e burla. Os programas antivírus ou anti-malware ajudam a combater estas pragas. Mas para assegurar que o controlo da máquina não cai nas mãos erradas e proteger dados pessoais, como senhas de acesso ao serviço bancário online ou do cartão de crédito, precisa ainda de uma firewall. Os dois programas são complementares e podem ser comprados em pacote. Este inclui outras funções, como controlo parental e anti-spam (útil contra mensagens de correio indesejadas). Mas tem incovenientes: a licença para um ano e um só PC custa entre 40 e 75 Euros. E nem todos os pacotes são eficazes a detectar e eliminar vírus, ao contrário do que muitas vezes anunciam. :(

2 truques para proteger-se da bicharada sem custos

  1. Os pacotes de segurança têm vantagens: reúnem, num só produto, ferramentas contra todo o tipo de ataques, como anti-malware, filtros contra mensagens indesejadas, burlas informáticas e controlo parental, e são fáceis de usar. Mas o preço ( 40 euros por ano, no mínimo) pode desencorajar. Já os pacotes gratuitos como o Comodo Internet Security Free Version e o Fortinet Forticlient Endpoint Security Suite Standard Edition (Que nome!), que poderiam ser uma alternativa, obtêm resultados pouco desejados a detectar malware.
  2. Alguns antivírus gratuitos, como o AVG Free Edition, concedem protecção se forem usados com uma firewall. Se utiliza um router para se ligar à Internet, não tem de preocupar-se: o aparelho já dispõe desta funcionalidade. Caso contrário, pode activar a firewall do sistema operativo.

8 Comments

  1. Pingback: domelhor.net

  2. Lourenco Andrade

    Bom post ! Mas eu uso Linux :P

    Reply
  3. Andrei Talpa

    Nenhum Sistema Operativo é 100% seguro contra vírus e bichos relacionados, muito menos contra phishing e scams que não tem nada a ver com o S.O. Lembrem-se disso.

    Reply
  4. joni08

    Eu utilizo AV no linux, mas é mais naquela de limpar pens e discos dos outros.
    É claro que há muito tipo de ataques que só com o pensamento é que se bloqueiam. Não é preciso sofware.

    Reply
  5. Andrei Talpa

    Há dois anos que não utilizo um AV porque tento fazer downloads de fontes seguras e não brinco com software designado para “recuperar passwords” de MSN, Steam etc. (A não ser que venha de uma fonte segura :D )

    Reply
  6. cuzita

    ola

    Reply
  7. Andrei Talpa

    ola :)

    Reply
  8. xykuu

    i love my mac xD

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>